quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Rádios e Fones


Como vocês podem ver fui direto ao assunto, não porque enrolar, quem entende um pouco de elétrica só de ver a imagem já entendeu... mas eu vou explicar...

Originalmente esses Laringophones são fabricados no padrão da Motorola para funcionarem na grande maioria dos rádios HT (handtalk) da marca, também conhecidos como TalkAbout... porém eu mesmo não tenho esses modelos... tenho mesmo um par de Intelbras Twin (que pobreza não ?! ehehhehe)

Gosto muito dos radinhos, são leves, completos, tem carregador, baterias, etc...
o único problema eram os fones, apesar de virem de fabrica com fones originais, ainda se precisaria apertar o botão e falar diretamente no rádio... :(

Levando em consideração que eles utilizam o mesmo tipo de conector P1 de 3 vias que os Motorolas, não há problema na adaptação... basta a inversão de um par de fios.

Na imagem vocês podem ver que o fio do MIC para o Motorola é o ponto do meio do conector, e o ponto da extremidade mais longe é o fone... isso se inverte no Intelbras... e nas duas marcas ainda se mantém os fios de "terra" ou "negativo" na base mais próxima do chicote do cabo...

Assim podemos converter um fone, seja ele qual modelo for, da linha do Motorola pra linha da Intelbras sem o menor problema... :D


Espero estar ajudando a galera com os posts.

Abraço a todos.
Att, Hilst.

5 comentários:

  1. Opa, uma dúvida... O PTT dos TalkAbout apenas fazem a interrupção/acionamento do microfone ou também alteram alguma outra coisa na ligação? Parabéns pelo post! =)

    ResponderExcluir
  2. Exatamente igual aos Talksbouts, Matheus... apenas interrupção da ligação com o microfone...

    é só inverter os fios e estará funcionando 100%

    ResponderExcluir
  3. Ola Colega, primeiramente parabens pelo Post!! fiquei muito interessado na ligaçao que fizeste, pois tambem tenho o intelbras e gostaria de colocar esses fone de laringophones... poderia explicar melhor qual dos fios faço a mudança? Eu entendi que o fio AZ(azul) coloco na extremidade mais longa do pino P1 conforme o desenho que fizeste. É isso mesmo? meu email caso possa explicar melhor a ligaçao. Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Olá Ronaldo... obrigado por escrever...

    o post já faz alguns anos... difícil eu lembrar tudo de cabeça... mas é só seguir o que é indicado no diagrama...

    utilizei cores pra facilitar o entendimento... elas podem não bater com o fone que você tenha ai em mãos...

    Faça a comparação medindo o pino P1 e a ponta mais próxima da outra extremidade dos fios... no caso, se for um laringofone, você vai ter isso só na caixa de ligações/microfone... porém tudo varia muito com o modelo de laringofone que você foi usar.

    Resumindo, siga o padrão e se adapte ao que tiver ai... :/

    ResponderExcluir